‘Enganado e induzido’: inquérito revela como Martin Bashir conseguiu uma entrevista com a Princesa Diana

A BBC disse estar enfrentando seu 'momento de hackear o telefone' com a publicação do relatório Dyson

princesa Diana

Tim Graham / AFP / Getty Images

bbc news hd faltando 2018

A BBC pediu desculpas por falhas claras em como o jornalista Martin Bashir protegeu sua bomba Panorama entrevista com a princesa Diana.

O show exclusivo mundial de 1995, no qual a princesa de Gales afirma que éramos três neste casamento, foi assistido por 22,8 milhões de pessoas - um recorde para um programa factual na época.



Mas 26 anos depois, um investigação pelo ex-juiz sênior Lord John Dyson descobriu que Bashir usou métodos enganosos para conseguir a entrevista franca, em violação das regras editoriais da BBC, O telégrafo relatórios.

Uma fonte disse ao jornal que a empresa estava enfrentando seu momento de hackear telefones, referindo-se ao escândalo que abalou o News of the World em 2011.

‘Violação grave’

Antigo Mestre dos Rolos Dyson concluiu que Bashir enganou e induziu o irmão de Diana, o conde Charles Spencer, usando extratos bancários simulados para conquistar sua confiança e garantir uma apresentação à princesa. Ao obter acesso à princesa Diana dessa forma, Bashir conseguiu persuadi-la a concordar em dar a entrevista, disse ele.

Spencer já havia acusado Bashir de falsificar declarações que sugeriam que dois cortesãos importantes estavam vendendo informações sobre sua irmã, como um meio de persuadi-la a falar publicamente.

Este comportamento violava gravemente a edição de 1993 das Diretrizes do Produtor da BBC sobre negociação direta, disse o relatório.

melhor pequeno laptop 2015

A revelação de que Bashir falsificou os extratos bancários não é nova, diz O Independente . Ele admitiu ter preparado as declarações para um inquérito interno da BBC em 1996, liderado por Tony Hall, então diretor-gerente de notícias e assuntos atuais. No entanto, ele foi inocentado de qualquer irregularidade na época.

Dyson considerou este inquérito terrivelmente ineficaz e disse que Hall, que se tornou o diretor geral da BBC, não poderia razoavelmente ter concluído, como fez, que o Sr. Bashir era um homem honesto e honrado.

‘Uma coisa estúpida de se fazer’

Bashir se desculpou, dizendo que falsificar extratos bancários era uma coisa estúpida e uma ação da qual me arrependo profundamente, mas acrescentou que não teve qualquer influência na escolha pessoal da princesa Diana de participar da entrevista. Ele apontou para uma nota manuscrita da Princesa de Gales dada ao inquérito como confirmação disso e disse que sempre permanecerá imensamente orgulhoso dessa entrevista.

em quantos países o aborto é ilegal

Bashir se demitiu da corporação na semana passada, alegando motivos de saúde depois de ter feito um quadruple bypass cardíaco e sofrer complicações relacionadas à Covid.

Enquanto isso, Hall admitiu que a investigação de 1996 ficou muito aquém do que era exigido e disse que estava errado em dar a Martin Bashir o benefício da dúvida.

Tim Davie, o atual diretor-geral da BBC, também emitiu um pedido de desculpas completo e incondicional e reconheceu que Dyson identificou falhas claras.

Copyright © Todos Os Direitos Reservados | carrosselmag.com