Canal 4 parcialmente privatização ainda em curso

Relatórios sugerem que a intervenção de Downing Street agora descartou uma venda total

160510-david-abraham.jpg

Executivo-chefe do Canal 4, David Abraham

Alexander Hassenstein / Getty Images

O Canal 4 poderia ser parcialmente privatizado por meio da venda de uma participação a um 'parceiro estratégico' como a BT, já que relatórios afirmam que uma venda total foi agora retirada da mesa.



Um artigo no Daily Telegraph afirma que a emissora de serviço público 'escapará da privatização total' após intervenção direta de Downing Street. Isso segue um relatório recente que sugeriu que um preço de £ 1 bilhão a £ 2 bilhões para o canal era excessivamente ambicioso e que o governo teria mais probabilidade de levantar £ 500 milhões ou menos com uma venda.

Os chefes do C4 não estão comemorando, no entanto, já que fontes importantes também disseram ao Telegraph que outras reformas radicais ainda estão sendo consideradas, incluindo a venda de uma participação minoritária para uma operadora do setor privado.

Essa foi a opção ridicularizada como 'Seis anos de escravo, dois casamentos e meio funeral' pelo presidente-executivo David Abraham no início deste ano. Ele revelou que a opção estava sendo discutida em março e disse: 'As privatizações parciais são como cruzar o Rubicão e perceber que você está em um navio que está afundando'.

Outras reformas podem reduzir o status de organização sem fins lucrativos do Canal 4 com a exigência de pagar dividendos ao Tesouro a cada ano, ou um maior escrutínio de suas finanças introduzido pela transferência de poderes de supervisão para o Escritório de Auditoria Nacional da mesma forma que é sendo proposto para a BBC. Também pode ser forçada a mudar sua sede de Londres para Birmingham ou Manchester.

O Telegraph diz que a decisão final sobre o destino da emissora não virá até que a renovação da licença da BBC seja concluída. Um white paper sobre o futuro da corporação, incluindo propostas para manter o modelo de taxa de licença até 2027, mas sacudir a organização e substituir o trust do governo, será revelado na quinta-feira.

quando próximo feriado bancário

No lançamento de seu relatório anual hoje, o chefe do Canal 4 e seu novo presidente, Charles Gurassa, atacaram o governo novamente por causa da 'incerteza prolongada' que está causando com as negociações de uma venda. Gurassa disse claramente ao Radio Times ele não havia sido abordado por funcionários e que 'não havia planos de se encontrar com o governo em breve'.

'Não é bom para o nosso pessoal, não é bom para o nosso mercado de negócios, não é bom para os nossos anunciantes', acrescentou.

A venda do canal 4 renderia 'apenas £ 500 milhões', diz o relatório

04 de maio

O Canal 4 'só' renderia £ 500 milhões se privatizado, ao invés do valor de £ 1 bilhão que foi estimado antes, de acordo com um relatório conduzido para a emissora.

O secretário da Cultura, John Whittingdale, levantou no mês passado a perspectiva de privatizar a estação, que se autofinancia, mas é de propriedade pública desde seu lançamento em 1982.

Falando perante o comitê de comunicações da Câmara dos Lordes, ele disse que o canal era vulnerável a mudanças tecnológicas por causa de seu público mais jovem e seria mais sustentável com investimento privado, relatou O guardião .

As empresas de mídia norte-americanas, incluindo a Discovery e a Viacom, são consideradas prováveis ​​compradores, mas o novo relatório diz que a BT seria uma 'compradora mais atraente politicamente' porque está sediada no Reino Unido, diz o Daily Telegraph .

virgem treina vagas na costa leste

O relatório acadêmico, liderado pelo professor Patrick Barwise, da London Business School, foi encomendado pelo executivo-chefe do Channel 4, David Abraham, que está liderando a luta para manter a transmissão pública.

Ele conclui que vender a estação seria 'esmagadoramente negativo para a economia geral, a ecologia da radiodifusão e as indústrias criativas, a adoção de tecnologia e inovação comercial, o excedente do consumidor e do anunciante do Canal 4 e a sociedade em geral'.

Argumenta que o Canal 4 teria maior probabilidade de render entre £ 400 milhões e £ 500 milhões, em vez de estimativas anteriores de £ 1 bilhão, e que qualquer proprietário privado buscaria lucrar, o que inevitavelmente significaria diluir as atribuições de serviço público do canal.

'Dados os riscos e a necessidade de o comprador lucrar com o negócio, um preço máximo realista para C4… seria de £ 400-500 milhões - quase o mesmo que o valor contábil de £ 443 milhões do Channel 4. Qualquer coisa acima disso só poderia vir da capacidade do comprador de obter mais 'retorno do investimento' (receita por libra) do orçamento de conteúdo do Channel 4 ', diz o relatório.

Whittingdale, que tentou privatizar o canal sob o governo de John Major em 1996, disse aos Lordes que nenhuma decisão foi tomada sobre a venda da emissora e que isso será decidido pelo gabinete.

Canal 4 ataca 'Six Years a Slave' parcialmente privatização

24 de março

David Abraham, o presidente-executivo do Canal 4, revelou que o governo está ponderando um 'plano de privatização parcial' que levantaria dinheiro para o erário público, ao mesmo tempo que mantinha as atribuições da emissora de serviço público (PSB) da emissora.

Mas o chefe da emissora protestou contra a opção, dizendo que a história mostra que as soluções provisórias são apenas uma farsa e que 'uma vez que você começou, não pode voltar atrás'.

Você acabaria sendo nem uma coisa nem outra - ou metade do que costumava ser, disse ele, de acordo com o Daily Telegraph . Seis anos de escravo, dois casamentos e meio funeral, o Channel 2 News seria o resultado, ele brincou, acrescentando que 'parte das privatizações é como cruzar o Rubicão e perceber que está em um navio naufragando'.

Seus comentários foram feitos enquanto o Channel 4 apresentava um relatório que encomendou à Ernst & Young sobre sua sustentabilidade, que questionava qualquer mudança no modelo atual da estação administrada como uma organização autofinanciável e sem fins lucrativos dentro dos limites estritos do PSB.

'Dado o compromisso do governo de continuar o status do PSB para o Canal 4, qualquer consideração das opções de privatização deve ser acompanhada por uma declaração clara dos problemas que o governo está tentando resolver e dos resultados que o governo está procurando alcançar,' o relatório disse .

dia sem carro em Londres 2019

Em particular, há uma necessidade de equilibrar os benefícios potenciais (mas inerentemente incertos) que a privatização pode trazer contra os riscos potenciais de remessa de entrega se o Canal 4 passar de um status sem fins lucrativos para um status de maximização de lucros. '

Sabe-se que o governo está revendo o futuro do Canal 4 desde, pelo menos, o outono passado.

O Telegraph avalia que o secretário da Cultura, John Whittingdale, é a favor da venda para o setor privado, mas como o governo está realizando paralelamente uma revisão completa da BBC em sua última renovação da carta-patente - e está engajado em uma batalha feroz sobre o referendo da UE - uma 'decisão ... não é esperada por algum tempo'.

O Canal 4 será privatizado?

11 de novembro

quando foi inventado o selo postal

Na semana passada, a venda potencial do Canal 4 voltou às manchetes. A emissora enfrentou rumores de privatização por mais de 20 anos, então há alguma verdade nas histórias desta vez?

Existem planos para privatizar o Canal 4?

Desta vez, sim. O primeiro-ministro David Cameron confirmou durante as perguntas do primeiro-ministro da semana passada que o governo está considerando vender o Canal 4. Não é definitivo, entretanto, então há bastante tempo para aqueles em ambos os lados do debate pressionarem seu caso.

Acho que é correto examinar todas as opções, incluindo se o investimento privado no Channel 4 poderia ajudar a protegê-lo, disse Cameron. Não vamos fechar nossas mentes como alguns na bancada da oposição que pensam que, você sabe, privado é ruim e público é bom.

Uma fonte do governo disse Os tempos que o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte deve considerar as opções para o Canal 4, mas ainda não nomeou consultores externos.

Espere aí, ainda não é privado?

A maioria das pessoas pode presumir, devido aos intervalos comerciais, que o Canal 4 é uma emissora privada. Na verdade, é propriedade do público, da mesma forma que a BBC One e a BBC Two. A diferença é que o Channel 4 não é financiado pela taxa de licença. Em vez disso, é permitido financiar-se por meio de publicidade, mas ainda deve aderir aos princípios estabelecidos em uma carta de serviço público.

Não há peixe mais estranho nos mares da radiodifusão do que o Canal 4: estatal, mas com financiamento comercial, forçado a fazer uma programação não comercial e proibido de gerar lucro, diz Jane Martinson em The Guardian .

Por que vender agora?

Tal como aconteceu com a incursão de £ 700 milhões à taxa de licença da BBC, o motivo dado é que o governo precisa pagar sua dívida e reduzir o pagamento de juros anuais, ou déficit, diz Martinson. Tudo faz parte da revisão dos gastos do governo, para os quais os departamentos estão considerando a venda de ativos como uma forma de cumprir as metas de economia.

O Channel 4, com suas instalações lustrosas em Westminster e executivos muito bem pagos, deve parecer muito brilhante para os ... funcionários encarregados de descobrir que parte da prata da família vender ', acrescenta Martinson. Eles olham para os £ 450 milhões que a Viacom pagou pelo Canal 5 e acham que o verso do envelope de £ 1 bilhão freqüentemente mencionado para um canal com um público maior, mais jovem e mais rico é facilmente alcançável.

Vale realmente 1 bilhão de libras?

É difícil dizer. Os críticos apontam que as leis impedem o Canal 4 de ser tão lucrativo quanto poderia ser. Não é permitido fazer seu próprio conteúdo, por exemplo - tem que usar empresas de produção independentes.

Ele também deve continuar a cumprir uma missão de serviço público que inclui encorajar o setor independente e se concentrar em públicos de difícil alcance, como as minorias, diz Martinson.

caldeira com bomba de calor elétrica

Acho que a privatização seria um erro, diz o locutor do Canal 4 Jon Snow no The Telegraph . Não custamos nada ao público, a quantidade de dinheiro que poderia ser realizada, francamente, não é muito, e ao percebê-la existe um sério perigo de que o que há de especial no Canal 4 seja perdido. Você me fala de qualquer outra entidade que pode gerar £ 900 milhões de receitas por ano, sem custar um grão ao contribuinte.

Quem o compraria?

Apesar das algemas que o prendem, abundam os rumores de que tanto os gigantes da mídia quanto os investidores privados estão cercando o Canal 4, diz Christopher Williams em The Telegraph .

A Discovery Communications, proprietária dos canais Discovery e Eurosport, BT e um consórcio de private equity liderado pelo ex-presidente do Channel 4, Luke Johnson, um investidor de private equity de alto perfil, estão todos interessados.

Fontes familiarizadas com o pensamento do Discovery, o gigante global da televisão por trás de programas de TV paga como o Deadliest Catch, disseram que estava de olho nos planos do governo para o Canal 4 e avaliando uma oferta, diz Williams.

Mas, vender para uma empresa estrangeira pode ser politicamente desafiador, disseram fontes de Whitehall a Williams. Se o Channel 4 chegar ao mercado, é mais provável que vá para uma empresa do Reino Unido como a BT, que já tem fortes laços comerciais com o canal.

Então isso vai ser para o envolvimento do público?

Não necessariamente. Uma proposta alternativa de venda poderia levar o governo a vender para investidores privados de varejo em uma repetição da popular campanha Tell Sid quando a British Gas foi vendida na década de 1980.

Isso pode significar que o governo conseguiu um pouco menos de dinheiro, mas se isso significasse que uma nova geração de investidores tivesse uma participação no sistema, seria muito mais valioso do que cem milhões extras no preço, diz Matthew Lynn em The Telegraph.

Copyright © Todos Os Direitos Reservados | carrosselmag.com